Representações de ciência e tecnologia no cinema de ficção científica
Uma abordagem sociológica
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-8191.2020.v5.33170Resumen
O trabalho tem como objetivo realizar um levantamento de produções cinematográficas de ficção científica no intuito de identificar as representações sobre ciência e tecnologia vinculadas às obras. A partir de indicações do referencial teórico e de uma exploração prévia das produções selecionadas, foram forjados dois pares de categorias analíticas: a ciência e a tecnologia como déficit ou excesso; e ciência e tecnologia como dominação ou emancipação. Essas categorias dialogam com as noções de ciência e tecnologia como construções sociais, pensados a partir de Mannheim (1986), Merton (2013) e Bourdieu (2004), além das diversas representações sociais presentes no gênero de ficção cientifica no que se refere às questões de sociedades extraterrestes exploradas por Markendorf (2015, 2017). A pesquisa permite afirmar que, entre as obras selecionadas, a representação com maior incidência apresenta a ciência como excesso e dominação, tratando-a o desenvolvimento científico e tecnológico como um eventual problema para o futuro da humanidade.
Descargas
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).