Cómo releer La hora de los rumiantes en el contexto de la pandemia de Covid-19?
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-8191.2020.v5.31868Resumen
Este artigo pretende discutir as possibilidades de leitura alegórica de A hora dos ruminantes: a narrativa de José J. Veiga e o roteiro cinematográfico de Luiz Sérgio Person e Jean-Claude Bernardet. Comumente entendido como uma alegoria da chegada dos militares ao poder, A hora dos ruminantes foi também lido de forma intertextual pela dupla de adaptadores, que propôs um diálogo com autores como Ionesco e Camus, cujas obras que se relacionam diretamente com a ideia da epidemia. Este é o nosso ponto de partida para propor uma leitura de A hora dos ruminantes como uma espécie de prenúncio do momento histórico atual, de ruptura autoritária acompanhada da crise sanitária ligada à pandemia de Covid-19.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2021-04-15
Número
Sección
Artigos
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).