Memória e rastro sob o risco do ensaio
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-8191.2024.v14.45470Abstract
This work is based on the concern aroused by the work Retratos Fantasmas (2023), by Brazilian filmmaker Kleber Mendonça Filho, a documentary that can be read through the lens of an essay. Thus, the work will start from the notion of essayism in the audiovisual field to examine how essay films elaborate the clues that a given space imprints on memory, through its enunciation devices (Monterrubio, 2019), and the filmic elements it uses. To this end, we intend to establish an analysis of the film in question based on the notions of Trace (Gagnebin, 2006, 2012) (Ginzburg, 2012) combined with studies on the person-character (Bernardet, 2003) and narration present in these films.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2025-12-23
Issue
Section
Artigos
License
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).