Um meio moldado pela gambiarra

Como trapaças e regulações econômicas nos videogames moldaram a cultura digital nacional

Authors

Abstract

A história dos videogames no Brasil é profundamente influenciada por gambiarras, adaptações para contornar restrições políticas e econômicas. Desde clones do Atari 2600 até alterações em jogos para refletir a cultura local, a indústria de jogos brasileira se desenvolveu em resposta a desafios únicos que mediavam o desejo de consumo de seus públicos, questões econômicas e restrições legais. A partir de uma pesquisa bibliográfica e o revisitar de jogos adaptados extra-oficialmente no país, podemos afirmar que a pirataria, contrabando e modificações em software e hardware estrangeiro tornaram-se práticas comuns e aceitas. Mais recentemente, a Internet mudou a distribuição e a modificação de jogos, mas também trouxe travas mais rígidas. Embora infrações de direitos autorais fossem comuns, a indústria evoluiu, culminando na distribuição digital protegida. Esse passado destaca a resiliência e adaptabilidade da cultura de jogos brasileira.

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Author Biographies

Roberto Tietzmann, PUCRS

Doutor em Comunicação Social. Pesquisador e professor da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da PUCRS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUCRS. Tem como interesses de pesquisa zonas de contato entre audiovisual, design e tecnologia. Professor visitante na Faculté des Sciences du Sujet et de la Société na Universidade Paul Valéry, Montpellier III, na França. Coordenador do grupo de pesquisa ViDiCa – Cultura Digital Audiovisual e do LABiM – Laboratório de Imagem Digital. Pesquisador do programa Pesquisador Gaúcho da Fapergs. E-mail: rtietz@pucrs.br

André Fagundes Pase, PUCRS

Post-Doctorate in Electronic Games from the Massachusetts Institute of Technology (MIT). Doctor in Social Communication from the School of Social Communication (Famecos) of the Pontifical Catholic University of Rio Grande do Sul (2008). Graduated in Journalism (2000) with a master's degree in Social Communication (2004) also from Famecos/PUCRS. Coordinator of the Specialization in Digital Game Development and professor of the Postgraduate Program in Communication at this University. He is a Productivity scholarship holder from CNPq - Level 2 and a scholarship holder from the Gaúcho Researcher program by Fapergs. Researches the Internet, Online Journalism, online video, video games, Digital TV, media convergence, mobility, music, digital culture, transmedia narratives, and comic books.

Giovanni Pasquali Piovesan, PUCRS

Mestrando em Comunicação Social na PUCRS.

Published

2024-02-26