Madame Brouette (2002) e Nha fala (2002)

musicais africanos de múltiplos trânsitos

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-8191.2021.v1.36642

Abstract

In the article, we propose a look at My Voice (2002) by Flora Gomes and Madame Brouette (2002) by Moussa Sene Absa through the prism of cinematographic genre analysis. The chosen movies are representative of the african cinema of the 21st century and stresses discussions about their respective classifications as musicals based on negotiations undertaken by their filmakers with the conventions stipulated for this group of films by traditional typifications.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Leandro Afonso Guimarães, Doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas pelo PósCom/UFBA

Mestre e doutorando em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), graduado em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Pesquisa direção cinematográfica, gêneros cinematográficos, cinema brasileiro e cinema latino-americano. Atuou como professor da Academia Internacional de Cinema (AIC) [2016-21], do Instituto de Cinema (InC) [2017-20], e como palestrante dos Pontos MIS (Museu da Imagem e do Som-SP) [2018-19]. Segue como colaborador remoto das três instituições. Diretor dos curtas Nunca Mais Vou Filmar (2012), Lara (2013), Habeas Corpus (2014), Argentina, Me Desculpe (2015) e Toda Sombra Parece Viva (2019).

Wanderley de Mattos Teixeira Neto, Pesquisador do Laboratório de Análise Fílmica da UFBA

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporâneas na linha Culturas da Imagem e do Som (UFBA) com pesquisa na área de Recepção Cinematográfica abordando a produção de vídeo-críticas e ensaios no YouTube. Integra o Grupo de Pesquisa Recepção e Crítica da Imagem (GRIM - UFBA) desde 2014 e o Laboratório de Análise Fílmica (PEPA) desde 2017. Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas (UFBA) e possui graduação em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo (FSBA) e em Direito (FRB). É editor, redator e crítico de cinema do site Chovendo Sapos, atuando também como editor de vídeos e roteirista da sua ramificação no YouTube, produzindo resenhas audiovisuais e vídeo-ensaios.

Published

2022-03-06

Issue

Section

Autor Convidado