Memória e rastro sob o risco do ensaio
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-8191.2024.v14.45470Resumen
Este trabajo parte de la inquietud que despierta la obra Retratos Fantasmas (2023), del director brasileño Kleber Mendonça Filho, un documental que se puede leer en clave de ensayo. De esta manera, el trabajo partirá de la noción de ensayismo en el ámbito audiovisual para examinar cómo el cine de ensayo elabora la evidencia que un determinado espacio imprime en la memoria, a través de sus dispositivos de enunciación (Monterrubio, 2019), los elementos fílmicos que utiliza. Para ello, nos proponemos establecer un análisis de la película en cuestión a partir de las nociones de traza (Gagnebin, 2006, 2012) (Ginzburg, 2012) combinadas con estudios sobre la persona-personaje (Bernardet, 2003) y la narración presentes en estas películas.
Descargas
Los datos de descargas todavía no están disponibles.
Descargas
Publicado
2025-12-23
Número
Sección
Artigos
Licencia
Proposta de Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).