Assistir ao jogar

A observação online e presencial de jogos

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Resumo

Esta pesquisa pretende comparar, utilizando-se da metodologia de game analysis de Soares (2023), a experiência de assistir ao jogar de outrem, seja presencialmente ou online através de uma stream; tendo por objetivo identificar as diferenças entre ambos os ambientes para o observador do jogo. Inicialmente realizamos um levantamento teórico sobre jogos digitais, suas características e significados, os diferentes elementos da gameplay e as características das práticas de streaming de games. Em seguida realizamos sessões de jogo com duplas de jogador-observador em ambiente controlado — tanto presencial, quanto online — que foram gravadas em vídeo e posteriormente analisadas.

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Biografia do Autor

Nilson Valdevino Soares, MangLab

Doutor em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP, e com Mestrado e graduação em Comunicação pela UFPE, Nilson é gamer há mais de 35 anos e pesquisa jogos há 20. Suas pesquisas focam em game studies, game design, gamificação e playable cities. Coordena o Laboratório de Manufatura e Análise de Games (MangLab), é secretário do chapter brasileiro da DiGRA e frequentemente atua nos comitês técnicos do GP Games da Intercom e das trilhas de Cultura e Artes & Design da SBGames.

Mariana Maurício Polesi, MangLab

Graduada em Design pela CESAR School (Recife-PE), possui experiência como concept artist em empresas brasileiras de desenvolvimento de games. Atualmente, seus interesses de pesquisa estão voltados para o uso de inteligência artificial generativa nos jogos digitais.

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Publicado

2024-02-26