Considerações sobre Pedagogias Fílmicas Infantis da Disney
Representando Princesas em Subjetividades Femininas Outras
DOI:
https://doi.org/10.34019/2236-8191.2022.v9.38206Resumo
A pesquisa objetiva compreender e problematizar representações das relações de gênero que princesas dos filmes animados da Walt Disney disseminam destacando-as como protagonistas, personagens histórico-culturais e simbólicas do feminino. O período é de 1998 a 2016, selecionando quatro filmes: Mulan, A Princesa e o Sapo, Valente e Moana. A pesquisa é qualitativa interpretativista e parte da metodologia da revisão bibliográfica e estudo a partir dos aportes feministas e de gênero, aproximando perspectivas culturais e alguns pressupostos foucaultianos, promovendo assim, atravessamentos entre os campos da história, cinema e educação. Com esta pesquisa propomos reflexões críticas a essas personagens no intuito de que esses filmes não sejam meramente reproduzidos a meninas e mulheres, e essas, educadas como “princesinhas” belas, frágeis, delicadas, silenciadas e carregadas de estereotipias femininas, abrindo caminhos para uma formação midiática e pedagógica mais equânime para todes/os/as.
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