Representações de ciência e tecnologia no cinema de ficção científica

Uma abordagem sociológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/2236-8191.2020.v5.33170

Resumo

O trabalho tem como objetivo realizar um levantamento de produções cinematográficas de ficção científica no intuito de identificar as representações sobre ciência e tecnologia vinculadas às obras. A partir de indicações do referencial teórico e de uma exploração prévia das produções selecionadas, foram forjados dois pares de categorias analíticas: a ciência e a tecnologia como déficit ou excesso; e ciência e tecnologia como dominação ou emancipação. Essas categorias dialogam com as noções de ciência e tecnologia como construções sociais, pensados a partir de Mannheim (1986), Merton (2013) e Bourdieu (2004), além das diversas representações sociais presentes no gênero de ficção cientifica no que se refere às questões de sociedades extraterrestes exploradas por Markendorf (2015, 2017). A pesquisa permite afirmar que, entre as obras selecionadas, a representação com maior incidência apresenta a ciência como excesso e dominação, tratando-a o desenvolvimento científico e tecnológico como um eventual problema para o futuro da humanidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Gustavo de Paiva Faria, Universidade Federal de Viçosa

Mestrando em Estudos Literários pela Universidade Federal de Viçosa (PPGLET/UFV). Graduado em Ciências Sociais (Licenciatura e Bacharelado) pela mesma instituição. Entre 2017 e 2019, foi membro do Laboratório de Estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade da Universidade Federal de Viçosa (LECTS/UFV). Entre 2018 e 2019, foi bolsista de iniciação científica no projeto "Marginalidade e engajamento na obra de Torquato Neto", tendo desenvolvido monografia de conclusão de curso sobre a obra e a trajetória deste poeta: "Fragmentos de trajetórias: reflexividade e cultura brasileira em Torquato Neto (1962-1972)". Tem interesse e experiência em Estudos Literários, Sociologia, Antropologia e Metodologia (especialmente métodos qualitativos).

Arthur Ávila Soares, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando em Sociologia pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Viçosa. Tem interesse por estudos de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) e realiza pesquisas no campo da Sociologia da Quantificação

Downloads

Publicado

2021-04-15