O Poder Simbólico da Língua e a Luta Antirracista

Autores

Palavras-chave:

Educação linguística, Antirracismo, Capital simbólico, Práxis

Resumo

Esta investigação trata da interface entre as teorias crítico-reprodutivista de Bordieu e crítico-progressista de Freire na assunção de uma educação libertadora dos sujeitos e transformadora do capital simbólico de uma sociedade, que, gradativamente, se altera com a mudança de perspectiva educacional e linguística a respeito de culturas, como a africana. Dessa forma, objetiva-se analisar como, sob as teorias de Bordieu e Freire, pode ser promovida uma educação linguística dialógica e interacional, em que a língua é vista como ação social no e sobre o mundo. Assim, por meio de pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica, apresentamos um material didático que, visando à mudança de capital linguístico, pode promover outro habitus e atribuir ao grupo a ele relacionado um poder simbólico dentro da sociedade atual. A partir disso, propõem-se reflexões sobre análise linguística na construção desse capital cultural para fornecer arcabouço teórico-epistemológico à práxis docente

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Publicado

2024-12-21