O Poder Simbólico da Língua e a Luta Antirracista

Autores/as

Palabras clave:

Educação linguística, Antirracismo, Capital simbólico, Práxis

Resumen

Esta investigação trata da interface entre as teorias crítico-reprodutivista de Bordieu e crítico-progressista de Freire na assunção de uma educação libertadora dos sujeitos e transformadora do capital simbólico de uma sociedade, que, gradativamente, se altera com a mudança de perspectiva educacional e linguística a respeito de culturas, como a africana. Dessa forma, objetiva-se analisar como, sob as teorias de Bordieu e Freire, pode ser promovida uma educação linguística dialógica e interacional, em que a língua é vista como ação social no e sobre o mundo. Assim, por meio de pesquisa qualitativa, documental e bibliográfica, apresentamos um material didático que, visando à mudança de capital linguístico, pode promover outro habitus e atribuir ao grupo a ele relacionado um poder simbólico dentro da sociedade atual. A partir disso, propõem-se reflexões sobre análise linguística na construção desse capital cultural para fornecer arcabouço teórico-epistemológico à práxis docente

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALMEIDA, C. A. de. Linguagem e cognição em interação: diálogos interdisciplinares entre a Linguística Cognitiva e a Linguística Interacional. In: BATORÉO, H. (Coord.). (2022). Linguagem - Cognição - Cultura: teorias, aplicações e diálogos com foco na Língua Portuguesa (Português Europeu e Português do Brasil). Universidade Aberta. Coleção Ciência e Cultura.

ALVES, E. B.; OLIVEIRA, S. A. de. Wittgenstein e Bourdieu: linguagem, poder simbólico e análise da cultura organizacional. Cadernos de Linguagem e Sociedade, [S. l.], v. 18, n. 3, p. 352–370, 2017. DOI: 10.26512/les.v18i3.7460. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/les/article/view/7460. Acesso em: 28 fev. 2024.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Martins Fontes, 1997/1979.

BOURDIEU, P. L'économie des échanges linguistiques. Langue française, Linguistique et sociolinguistique, n. 34, p. 17-34, 1977. https://doi.org/10.3406/lfr.1977.4815

BORDIEU, P. Coisas ditas. Brasiliense, 2004.

BORDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. Perspectiva, 2007.

BORDIEU, P.; PASSERON, J.-C. Os herdeiros: os estudantes e a cultura. Editora da UFSC, 2014.

BRASIL. Lei nº 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 28 fev. 2024.

BRASIL. Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 28 fev. 2024.

ECKERT, P. The limits of meaning: social indexicality, variation, and the cline of interiority. Language, v. 95, n. 4, 751-776, dez. 2019.

ETTRICH, D. da; FERRARO, J. L. Considerações sobre educação em torno de Pierre Bourdieu e Michel Foucault. Educere et Educare, 17(42), p. 465-484, maio/ago. 2022.

FRANCHI, C. Criatividade e gramática. São Paulo: SE/CENP, 1991.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1974.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação. Editora UNESP, 2000.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Tradução Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. DP&A, 2006.

MARCUSCHI, L. A. (2006). Referenciação e progressão tópica: aspectos cognitivos e textuais. Cad. Est. Ling., Campinas, v. 48, n. 1, p. 7-22.

NOVA ESCOLA. Vocabulário antirracista. Disponível em: https://downloads.novaescola.org.br/vocabulario-antirracista. Acesso em: 28 fev. 2024.

RAMOS, J. A. A. Pierre Bordieu e Paulo Freire: um diálogo pela educação. Revista Entreideias, v. 9, n. 3, p. 9-28, set./dez. 2020.

SILVA, S. S. C. da; MARQUES, I. S. Ensino de língua e pluriculturalismo para a construção de identidades na sociedade pós-moderna. Estudos Linguísticos e Literários, n. 73, p. 357-379, 2022. https://doi.org/10.9771/ell.i73.48644

UNESCO. Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Declaração Universal sobre a Diversidade Cultural. 2001. Disponível em: https://www.peaunesco-sp.com.br/destaque/diversidade_cultural.pdf. Acesso em: 26 fev. 2024.

Publicado

2024-12-21