Leitura, ensino e suas intersecções na formação docente
uma análise de concepções de professoras de Língua Portuguesa em formação continuada
Palavras-chave:
Leitura, Letramentos, Formação continuada de professores/as, DecolonialidadeResumo
Este artigo analisa concepções de leitura e seu ensino presentes em verbalizações de professoras de Língua Portuguesa em formação continuada produzidas durante o segundo ano da pandemia de COVID-19 no Brasil. Com abordagem qualitativa e viés interpretativo, combina estudos de letramento e estudos decoloniais em seu referencial teórico para tratar da leitura e da formação de professores/as. Em termos metodológicos, utiliza a perspectiva interacionista sociodiscursiva, especialmente o modelo de arquitetura textual, para a análise textual-discursiva dos dados. Os resultados revelam que concepções tradicionais de leitura, centradas em processos cognitivos e compreensão a partir da relação autor/texto são bastante frequentes nas verbalizações das professoras em formação continuada. Foram identificados, também, desafios relacionados à necessidade de se superar concepções tradicionais de ensino de leitura, integrar experiências leitoras extraescolares e promover uma educação linguística mais alinhada à uma pedagogia decolonial – tanto em contextos escolares quanto de formação docente.
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