Horizontes da repetição na aula de língua estrangeira: ontem e hoje
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-2243.2023.v27.41826Palavras-chave:
Repetição, Língua em uso, audiolingualismo, Enfoque Comunicativo, Linguística CognitivaResumo
Este artigo analisa o conceito e os horizontes da repetição na aula de línguas estrangeiras em dois momentos: desde os primórdios do método audiolinguístico até a contemporaneidade, em que enfocaremos os desdobramentos da metodologia comunicativa. Se pouco se conhecia sobre o impacto cognitivo da prática da repetição, comum aos métodos de meados do século XX, com o advento da Linguística Cognitiva nos anos 80, foi possível entrever os horizontes na repetição no que se refere à cognição humana. Esta impacta os mecanismos cognitivos de compreensão do mundo, tais como a categorização, chunking (encadeamento), armazenagem de memória rica, analogia e associação transmodal. O trabalho compara o entendimento da repetição no contexto do método audiolinguístico e seu emprego hoje, dentro da perspectiva da língua-em-uso, em que se compreende que a repetição, como ela é compreendida na contemporaneidade, efetivamente é um elemento central na aprendizagem de línguas.
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