O ensino de português como língua adicional em escolas da Coreia do Sul: considerações sobre aspectos teóricos e práticos no planejamento e no uso de material didático

Autores

  • Alexandre Ferreira Martins Universidade Hankuk de Estudos Estrangeiros
  • Sora Lim Universidade Hankuk de Estudos Estrangeiros https://orcid.org/0009-0009-5383-183X

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-2243.2023.v27.41821

Palavras-chave:

Português como Língua Adicional , Leitorado Guimarães Rosa, Promoção da Educação em Línguas Estrangeiras Críticas, Uso da linguagem, Interação na sala de aula

Resumo

Este trabalho discute a influência da perspectiva discursiva que toma como base o pensamento do Círculo de Bakhtin (Bakhtine/Volochinov, 1977; Bakhtine, 1984), para o uso de um material didático e o desenvolvimento de atividades e tarefas (Schlatter, 2009) de português como língua adicional (PLA) em escolas da Coreia do Sul. O texto enfoca a atuação do Leitorado Guimarães Rosa na Universidade Hankuk de Estudos Estrangeiros e iniciativas do Promoção de Educação em Línguas Estrangeiras Críticas para o ensino de português em escolas de educação básica sul-coreanas, especialmente no Ensino Médio. São apresentados o projeto, o contexto de atuação, perfil dos alunos, planejamento e material didático utilizado. A metodologia consiste na análise interpretativa dos aspectos teórico-metodológicos do manual utilizado pelo programa coreano, com vias a demonstrar subsequentemente a sua aplicação conciliada à perspectiva discursiva bakhtinana de ensino de PLA. Esta última perspectiva contribui para aplicar a noção de uso da linguagem (YE, 2009; PILEGGI, 2015; BRASIL, 2020) por meio de gêneros do discurso em sala de aula, considerando a conscientização dos aspectos interlocucionais subjacentes à reflexão do Círculo de Bakhtin, de modo a proporcionar um aprendizado mais consciente dos usos sociais da língua portuguesa.

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Publicado

2023-12-18