O gênero “exposé oral” na graduação em Letras-Francês: formando os estudantes para a produção de um texto oral formal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-2243.2022.v26.38951

Resumen

Este artigo tem por objetivo apresentar um dispositivo didático que foi implementado em um curso de graduação em Letras-Francês para que os estudantes aprendessem o gênero “exposé oral”. Esse gênero é importante para a formação dos estudantes, pois pode ser útil para os futuros professores, tradutores, pesquisadores e mesmo alunos em intercâmbio, que precisarão ter o domínio do oral formal. O dispositivo foi implementado em aulas online, em razão da pandemia da COVID-19. O estudo foi embasado no Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006) e nos conceitos de capacidades de linguagem (DOLZ, PASQUIER, BRONCKART, 1993) e sequência didática (DOLZ, NOVERRAZ, SCHNEUWLY, 2004). Após a descrição do contexto do estudo, faremos uma explanação do dispositivo didático, seguida da análise dos exposés orais produzidos. Os resultados mostraram que os seis grupos tiveram resultados satisfatórios, porém três grupos se destacaram, tendo realizado exposés que continham praticamente todas as características do gênero, tal como trabalhado em sala de aula.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eliane Gouvêa Lousada, Universidade de São Paulo

Mestre e doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é líder dos grupos de pesquisa ALTER-CNPq e ALTER-AGE-CNPq e coordenadora do Laboratório de Letramento Acadêmico (LLAC) da FFLCH-USP para a língua francesa. Atualmente docente do Departamento de Letras Modernas da FFLCH-USP e do Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução (PPG-LETRA), foi professora da graduação e do mestrado em Estudos Franceses na Universidade de Guelph, Canadá, onde ainda atua como Professora Visitante. É bolsista de produtividade CNPq-2 e desenvolve pesquisas nas áreas de: letramento acadêmico; ensino-aprendizagem de línguas com base na engenharia didática e na noção de gêneros textuais; formação e desenvolvimento de professores pelo viés do trabalho docente.

Publicado

2022-09-14

Número

Sección

Experiências inovadoras de ensino e avaliação do oral na escola