Representações identitárias sobre o métier do professor no contexto do estágio

Autores

  • Pollyanne Bicalho Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-2243.2017.v21.28012

Resumo

Esta pesquisa visa analisar a constituição identitária do professor, em situação de estágio, no curso de Letras. Partimos dos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo – ISD - (BRONCKART, 1997, 2004, 2006, 2008; BUENO, 2007; LOUSADA, 2006), comungados com a Teoria das Representações Sociais (MOSCOVICI, 1961, 1989, 1996, JODELET, 1989; ABRIC, 1994) e com os pressupostos teóricos da Ergonomia da Atividade (AMIGUES, 2002, 2004; SAUJAT, 2002), e da Clínica da Atividade (CLOT, 1999, 2001; FAÏTA, 2004). Através das vozes e modalizações, identificadas em excertos de relatórios de regência, reconhecemos representações sobre o métier do professor.

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Publicado

2019-09-13

Edição

Seção

Seção 3 – ISD e formação docente: trabalho, concepções e representações