5) O papel da alofonia na construção de representações lexicais em contextos monolingue e bilingue

Autores

  • Maria João Freitas ( Universidade de Lisboa / FLUL, CLUL )
  • Letícia Almeida ( Universidade Atlântica /CLUL)
  • Teresa Costa ( Universidade de Lisboa /FLUL, CLUL)

Resumo

Inglês: This paper aims to contribute with empirical evidence to the discussion on the phonological nature of lexical representations throughout linguistic development, based on the observation of the acquisition patterns of sibilants in European Portuguese (PE). The analysis is based on longitudinal data of two children: monolingual (PE) and bilingual (PE/French). The results show that roots associated to features with lexical productivity (specified) are acquired before roots linked to features with grammar productivity (underspecified in allophonic contexts), providing evidence in favour of the ‘little linguist hypothesis’ (Kiparsky & Menn 1977).
Keywords: acquisition; phonology; segmental; lexical representation

Tradução:
Este artigo pretende contribuir com evidência empírica para a discussão sobre a natureza fonológica das representações lexicais no desenvolvimento linguístico infantil, com base na observação dos padrões de aquisição dos segmentos sibilantes do Português Europeu. Os dados analisados são longitudinais e referentes a um percurso de aquisição monolingue e outro bilingue (português/francês). Os resultados mostram que as raízes de traços com produtividade lexical (especificadas) são adquiridas antes daquelas associadas a traços com atividade gramatical (subespecificadas em contexto de alofonia), fornecendo evidências a favor da ‘little linguist hypothesis’ (KIPARSKY & MENN 1977).
Palavras-chave: aquisição; fonologia; segmental; representações lexicais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-06-28

Edição

Seção

Artigos