A inclusão do migrante internacional na escola: uma demanda a ser discutida

Autores/as

  • Eliani de Moraes Universidade de Brasília
  • Marcelo Carmozini

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-2243.2021.v25.35893

Resumen

Este trabalho aborda a contribuição da interculturalidade para a construção de uma política linguística que promova o português como língua de acolhimento (PLAc) na escola pública brasileira, a fim de combater a xenofobia e a exclusão de migrantes internacionais. Para esse fim, foi analisada uma resolução governamental publicada recentemente pelo Conselho Nacional de Educação, a qual impõe ao sistema educacional o desenvolvimento de uma política de inclusão. A metodologia é qualitativa, com a análise documental e revisão bibliográfica, resultando em uma análise de dados que aponta para a necessidade de adoção de uma política linguística considerando as Representações Sociais analisadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eliani de Moraes, Universidade de Brasília

Mestranda em Linguistica Aplicada pela Universidade de Brasília, pós-Graduada em Planejamento Educacional em Políticas Públicas pela Faculdade Integrada AVM (2013). Possui graduação em Letras - Português do Brasil como Segunda Língua pela Universidade de Brasília (2005). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada. Vice-presidente e Coordenadora Geral do Programa Português de Acolhimento da ONG Vila Internacional e e professora de Português como Língua Estrangeira na Escola Vila Brasil. Atua, principalmente, nos seguintes temas: metodologia de ensino virtual, português de acolhimento, formação de professores e ensino Português como Língua Estrangeira.

Marcelo Carmozini

Graduado em Letras e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília, doutorando no departamento de Linguística da mesma instituição, onde pesquisa as identidades e as representações sociais dos migrantes internacionais na escola pública do Distrito Federal. Trabalha também como professor da educação básica de inglês da SEE-DF, com experiência há mais de 20 anos em institutos privados, como diretor e coordenador, havendo ensinado conversação, e preparação para exames internacionais de proficiência em língua inglesa.

Publicado

2022-03-30