A inclusão do migrante internacional na escola: uma demanda a ser discutida

Authors

  • Eliani de Moraes Universidade de Brasília
  • Marcelo Carmozini

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-2243.2021.v25.35893

Abstract

Este trabalho aborda a contribuição da interculturalidade para a construção de uma política linguística que promova o português como língua de acolhimento (PLAc) na escola pública brasileira, a fim de combater a xenofobia e a exclusão de migrantes internacionais. Para esse fim, foi analisada uma resolução governamental publicada recentemente pelo Conselho Nacional de Educação, a qual impõe ao sistema educacional o desenvolvimento de uma política de inclusão. A metodologia é qualitativa, com a análise documental e revisão bibliográfica, resultando em uma análise de dados que aponta para a necessidade de adoção de uma política linguística considerando as Representações Sociais analisadas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Eliani de Moraes, Universidade de Brasília

Mestranda em Linguistica Aplicada pela Universidade de Brasília, pós-Graduada em Planejamento Educacional em Políticas Públicas pela Faculdade Integrada AVM (2013). Possui graduação em Letras - Português do Brasil como Segunda Língua pela Universidade de Brasília (2005). Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística Aplicada. Vice-presidente e Coordenadora Geral do Programa Português de Acolhimento da ONG Vila Internacional e e professora de Português como Língua Estrangeira na Escola Vila Brasil. Atua, principalmente, nos seguintes temas: metodologia de ensino virtual, português de acolhimento, formação de professores e ensino Português como Língua Estrangeira.

Marcelo Carmozini

Graduado em Letras e mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Brasília, doutorando no departamento de Linguística da mesma instituição, onde pesquisa as identidades e as representações sociais dos migrantes internacionais na escola pública do Distrito Federal. Trabalha também como professor da educação básica de inglês da SEE-DF, com experiência há mais de 20 anos em institutos privados, como diretor e coordenador, havendo ensinado conversação, e preparação para exames internacionais de proficiência em língua inglesa.

Published

2022-03-30