Uma proposta de currículo baseado em tarefas que parte da pesquisa-ação no contexto de ensino de PLAc
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-2243.2021.v25.35807Resumen
Visando apresentar uma proposta de currículo para o ensino de português como língua de acolhimento (PLAc), este artigo se constrói a partir da experiência e observação em sala de aula de uma professora-pesquisadora. Tal currículo segue as propostas do Ensino Baseado em Tarefas que, por sua vez, coloca o foco do ensino nas ações comunicativas que os estudantes, aprendizes adultos de português, praticam ao realizar seus afazeres diários relacionados à vida doméstica, laboral, cultural, e cidadã. Conclui-se, com base na revisão de pesquisas prévias onde itens deste currículo foram implementados, que o Ensino Baseada em Tarefas se coloca como um caminho possível e adaptável às diferentes práticas de sala de aula e que, além disso, é uma alternativa viável para guiar a prática e despertar à reflexão e ao desenvolvimento da autonomia dos professores.