Uma proposta de currículo baseado em tarefas que parte da pesquisa-ação no contexto de ensino de PLAc

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DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-2243.2021.v25.35807

Resumo

Visando apresentar uma proposta de currículo para o ensino de português como língua de acolhimento (PLAc), este artigo se constrói a partir da experiência e observação em sala de aula de uma professora-pesquisadora. Tal currículo segue as propostas do Ensino Baseado em Tarefas que, por sua vez, coloca o foco do ensino nas ações comunicativas que os estudantes, aprendizes adultos de português, praticam ao realizar seus afazeres diários relacionados à vida doméstica, laboral, cultural, e cidadã. Conclui-se, com base na revisão de pesquisas prévias onde itens deste currículo foram implementados, que o Ensino Baseada em Tarefas se coloca como um caminho possível e adaptável às diferentes práticas de sala de aula e que, além disso, é uma alternativa viável para guiar a prática e despertar à reflexão e ao desenvolvimento da autonomia dos professores.

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Biografia do Autor

Ana Flávia Boeing Marcelino, Instituto Federal Catarinense

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários (PPGI - UFSC). Possui graduação em Letras - Inglês/Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professora substituta de Português/Inglês do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico e Coordenadora do Centro de Línguas do Instituto Federal Catarinense (CLIFC), campus Fraiburgo. É Coordenadora de divulgação e mídias sociais do TBLT Language Learning Task Bank. Atuou como professora dos Cursos Extracurriculares de Português para Estrangeiros na UFSC e é vinculada ao Núcleo de Pesquisa e Ensino de Português como Língua Estrangeira, junto ao qual atuou como aplicadora do exame CELPE-BRAS de 2017 a 2019. É voluntária no projeto PLAM: Português como Língua de Acolhimento, atuando como professora e assistente de coordenação. Tem interesse na área de Linguística Aplicada, com foco no ensino de PLE e Português como Língua de Acolhimento para imigrantes e refugiados; assim como, no ensino de inglês como LE em contextos universitário e ensino básico da rede pública. Faz parte do Grupo de Pesquisa AQUILES: Aquisição de Inglês como Língua Estrangeira: Questões teóricas, pedagógicas e de metodologia de pesquisa.

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Publicado

2022-03-30