Socialização da linguagem e construção de conhecimento em PLH: a prática pedagógica com quadrinhos no contexto universitário

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DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-2243.2021.v25.35804

Resumo

A crescente imigração de brasileiros para países no exterior vem acarretando interesse em escala pelo português como língua de herança (PLH).  Neste artigo, o desenvolvimento do PLH de um graduando da Universidade de Rennes 2 é analisado sob o enquadramento teórico-analítico da Linguística Cognitiva e da Socialização da Linguagem. O propósito foi verificar que processos cognitivos são propiciados na prática pedagógica de leitura mediada por quadrinhos  e que relação têm com a narrativa produzida pelo aluno na fase de pós-leitura.  Para tal, a prática pedagógica e a narrativa são examinadas.  A análise sublinha ter o aluno recuperado categorias evocadas durante a pré-leitura e a leitura e gerado ideias inéditas em sua narrativa, por mesclagem.

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Biografia do Autor

Brízzida Caldeira, Universidade Aix-Marseille, Departamento de Estudos Portugueses e Luso-Brasileiros

Doutora em Letras/Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professora da universidade de Aix-Marseille, departamento de estudos portugueses e luso-brasileiros.  Possui experiência na área de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa como língua materna e como língua não materna, tendo também atuado na Université Rennes 2. Desenvolveu sua pesquisa de doutorado, na UERJ, na área de Português como Língua de Herança, com bolsa CAPES.

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Publicado

2022-03-30