Socialização da linguagem e construção de conhecimento em PLH: a prática pedagógica com quadrinhos no contexto universitário

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-2243.2021.v25.35804

Resumen

A crescente imigração de brasileiros para países no exterior vem acarretando interesse em escala pelo português como língua de herança (PLH).  Neste artigo, o desenvolvimento do PLH de um graduando da Universidade de Rennes 2 é analisado sob o enquadramento teórico-analítico da Linguística Cognitiva e da Socialização da Linguagem. O propósito foi verificar que processos cognitivos são propiciados na prática pedagógica de leitura mediada por quadrinhos  e que relação têm com a narrativa produzida pelo aluno na fase de pós-leitura.  Para tal, a prática pedagógica e a narrativa são examinadas.  A análise sublinha ter o aluno recuperado categorias evocadas durante a pré-leitura e a leitura e gerado ideias inéditas em sua narrativa, por mesclagem.

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Biografía del autor/a

Brízzida Caldeira, Universidade Aix-Marseille, Departamento de Estudos Portugueses e Luso-Brasileiros

Doutora em Letras/Linguística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e professora da universidade de Aix-Marseille, departamento de estudos portugueses e luso-brasileiros.  Possui experiência na área de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa como língua materna e como língua não materna, tendo também atuado na Université Rennes 2. Desenvolveu sua pesquisa de doutorado, na UERJ, na área de Português como Língua de Herança, com bolsa CAPES.

Publicado

2022-03-30