Português para estrangeiros e interculturalidade: olhares para si e para o outro como processo de ressignificação cultural

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-2243.2021.v25.35735

Resumen

Este artigo objetiva analisar a interculturalidade nas aulas de Português para Estrangeiros. O estudo foi desenvolvido em um grupo multinível e multilíngue de um curso de extensão da UFMT. Teve como aporte teórico autores como Xavier Albó (2005), Bhabha (1998), Carmo (2016), entre outros. Metodologicamente, fez-se um recorte de uma das aulas, extraindo-se excertos de atividades que envolveram questões culturais nas quais os alunos se perceberem no mundo e ao mesmo tempo perceber o outro. Foram selecionados trechos em que se pode observar reflexões sobre interação, interculturalidade e identidade. Em síntese, percebeu-se que a interculturalidade demanda um jogo interacional do professor e do aprendiz e que questões sensíveis precisam ser trazidas à tona para evitar a formação de preconceitos linguísticos.

 

Palavras-chave: Interculturalidade. Identidade. Ensino de Línguas. PLE.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jucelina Ferreira de Campos, PPGEL UFMT

Professora da Educação Básica da rede estadual de ensino. Faz parte do grupo de estudos LEIA- Doutoranda em Estudos Linguísticos no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem- PPGEL- MT. jucelinaferreira@gmail.com

Flávia Girardo Botelho Borges, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Coordenadora de Línguas Aplicadas à Internacionalização (UFMT), professora do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (UFMT) e líder do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Ensino, Interação e Aprendizagem (LEIA). É coordenadora pedagógica e professora dos cursos de Português para Estrangeiros e do exame CELPE-BRAS da UFMT. Também participa como coordenadora da área de Português para Estrangeiros da Rede Andifes-IsF. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Português como língua estrangeira/segunda/adicional; Formação de Professores de Português como língua estrangeira/adicional, Letramentos, Didática do ensino-aprendizagem de línguas. 

Publicado

2022-03-30