Português para estrangeiros e interculturalidade: olhares para si e para o outro como processo de ressignificação cultural
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-2243.2021.v25.35735Abstract
Este artigo objetiva analisar a interculturalidade nas aulas de Português para Estrangeiros. O estudo foi desenvolvido em um grupo multinível e multilíngue de um curso de extensão da UFMT. Teve como aporte teórico autores como Xavier Albó (2005), Bhabha (1998), Carmo (2016), entre outros. Metodologicamente, fez-se um recorte de uma das aulas, extraindo-se excertos de atividades que envolveram questões culturais nas quais os alunos se perceberem no mundo e ao mesmo tempo perceber o outro. Foram selecionados trechos em que se pode observar reflexões sobre interação, interculturalidade e identidade. Em síntese, percebeu-se que a interculturalidade demanda um jogo interacional do professor e do aprendiz e que questões sensíveis precisam ser trazidas à tona para evitar a formação de preconceitos linguísticos.
Palavras-chave: Interculturalidade. Identidade. Ensino de Línguas. PLE.