Competição de gramáticas na aquisição da flexão de número pelas crianças brasileiras: Um estudo experimental sobre a produção infantil

Um estudo experimental sobre a produção infantil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-2243.2020.v24.30635

Resumen

Este estudo objetivou investigar a aquisição da marca morfofonológica de plural no SN e no verbo pelas crianças brasileiras, sob a luz da teoria de P&P e da proposta de competição de gramáticas. Para tal, realizou-se um experimento de produção eliciada. Os resultados obtidos sugerem tendências distintas para a concordância nominal e verbal. Propõe-se que a variação entre os padrões de concordância no SN seja um reflexo da aquisição de duas gramáticas, com parâmetros formatados de maneira distinta, para a marcação de plural na língua. Já a variação observada no verbo parece relacionar-se ao processo de aquisição, sugerindo a aquisição de apenas uma gramática (com a marcação de plural explícita) ao fim do processo.

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Publicado

2020-09-11