O gênero como instrumento para o ensino de Língua Portuguesa nos Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-2243.2017.v21.28212Resumen
O presente artigo é um recorte da nossa pesquisa de doutorado (2016X) e tem como objetivo analisar os
Parâmetros Curriculares do Estado de Pernambuco, especificamente no que concerne ao gênero como instrumento
no ensino de língua portuguesa. Os pressupostos teórico-metodológicos aqui adotados têm como base os estudos da
Escola de Genebra, especificamente a proposta de agrupamento e progressão de gêneros (DOLZ, NOVERRAZ E
SCHNEUWLY, 2004). Os resultados evidenciam que os Parâmetros focalizam o gênero como instrumento para o
desenvolvimento de diferentes capacidades de linguagem ao longo do processo de escolarização, evidenciando,
ainda, uma sintonia com o novo paradigma de ensino de língua, pautado nos usos e práticas sociais.
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Publicado
2019-09-17
Número
Sección
Seção 4 – ISD e ensino: documentos norteadores, recursos e propostas didáticas