O gênero “Reportagem de Divulgação Científica” e seus subgêneros
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-2243.2017.v21.27997Resumen
Este artigo ancora-se nos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), tendo como aportes estudos que tomam a língua por um viés interacionista, além de outros que dão suporte à descrição do gênero “reportagem de divulgação científica”. O objetivo é apresentar um modelo teórico do gênero em análise, introduzindo dois subgêneros: reportagem de pesquisa e reportagem de temas/fatos científicos. A modelização tem como corpustextual onze reportagens publicadas pelas revistas Galileu, Veja, Super Interessante e pelo Jornal Folha de Londrina. Espera-se, assim, dar suporte à elaboração de materiais didáticos que tomem o gênero como objeto/instrumento de ensino da língua.
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Publicado
2019-09-13
Número
Sección
Seção2–ISD e noção de gênero: modelos didáticos,análise de gêneros e relações