Produção escrita na era digital
a tecnologia a favor da reescrita e da mediação
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-2243.2017.v21.27986Resumen
Esteartigo apresenta o relato de uma experiência centradanaprodução escrita de um texto autobiográfico em ambiente digital. A proposta foi realizada com umaturma do sexto ano do ensino fundamental, de uma escola pública do interior de Minas Gerais. Organizada nos moldes de uma sequência didática(DOLZ; SCHNEUWLY, 2004)e orientada por uma perspectiva sociodiscursiva da linguagem(BRONCKART, 1999; MARCUSCHI, 2008), essa intervenção apresenta um caminho paraa inserção de novas tecnologias da informação e da comunicação no ensino, com o objetivo de contribuir paraaampliaçãodo letramento digital (DUDENEY; HOCKLY; PEGRUM, 2016)dos alunos envolvidos. Com base na análise dessa experiência, argumentamos que o uso de um editor de textos onlineapresenta importantes vantagens para prática de produção escrita na escola,especialmente no que diz respeito ao trabalho de reescrita do aluno e ao trabalho de mediação do professor.