7) O desenvolvimento do discurso argumentativo por crianças do ensino fundamental: articulação e coordenação de seqüências argumentativas no texto de opinião

Autores/as

  • Terezinha Barroso (UFJF)

Resumen

Inglês:  This paper describes some of the strategies used by schoolchildren – aged 8-11 – to articulate argumentative sequences (Adam, 2001), when writing an opinion essay. Considering the linguistic and discursive demands of using language in genres (Bakhtin, [1952]1992; Bronckart, 1999, 2003) and the specific psychological aspects of the child’s development to deal with scientific concepts (Vygotsky, [1932]1996; Bereiter & Scardamalia, 1982, 1987; Freedman & Pringle, 1984), the study intends to contribute to the understanding of the development of the argumentative discourse and further more to justify and support the systematical and progressive teaching of argumentation as early as possible in school context.
Keywords: Textual genre; Acquisition and development of argumentative discourse; Opinion essay.

Tradução:
Este artigo descreve estratégias utilizadas por alunos do ensino fundamental para articular seqüências textuais argumentativas (Adam, 2001) em texto de opinião. Considerando as demandas peculiares ao uso da língua em gêneros do discurso (Bakhtin, [1952]1992; Bronckart, 1999, 2003) e os aspectos psicológicos específicos do desenvolvimento da criança para lidar com conceitos científicos (Vygotsky, [1932]1996; Bereiter & Scardamalia, 1982, 1987; Freedman & Pringle, 1984), o estudo pretende contribuir para o entendimento do desenvolvimento desse tipo de discurso nas séries iniciais e, mais que isso, justificar e fundamentar a sua presença antecipada como prática discursiva no ensino fundamental.
Palavras-chave:
Gêneros do discurso; Aquisição e desenvolvimento do texto argumentativo; Texto de opinião.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2016-07-13

Número

Sección

Artigos