13) O mascaramento discursivo na mídia impressa: deslizes e derivas

Autores

  • Ahiranie Sales dos Santos Manzoni (UFAL)
  • Daniela Botti da Rosa (UFAL)
  • Lisiane Alcaria de Oliveira (UFAL)

Resumo

Inglês: The purpose of this work is a discursive approach the cover story of Veja magazine, whose theme refers to the phenomenon "Cala Boca Galvão, " published in June 2010. Our study will be based in the French discourse analysis by Michel Pêcheux whose analysis devices contemplate Conditions of Production of Discourse, subject and masking. In addition, we will add other materiality analysis: the interview in the magazine Galvão Bueno "Isto É " and the campaign on the Twitter phenomenon. We noticed that the "Cala Boca Galvão" presented at Veja magazine shows the way the media that attracts consumers and regulates the functioning of discursive relationships that are always supportive to it.
Keywords: Discourse media; masking; senses.

Tradução: A proposta deste trabalho é realizar uma abordagem discursiva da matéria de capa da revista “Veja”, cujo tema refere-se ao fenômeno “Cala Boca Galvão”, publicada em junho de 2010. Nosso estudo fundamentar-se-á na análise discursiva francesa pechetiana cujos dispositivos de análise contemplarão as Condições de Produção do Discurso, o sujeito e o mascaramento. Além disso, acrescentaremos análises de outras materialidades: a entrevista de Galvão Bueno na revista “Isto ɔ e a campanha do Twitter sobre o fenômeno Percebemos que o “Cala boca Galvão” apresentado na Veja nos mostra o modo de agir da mídia que atrai o consumidor e regula o funcionamento discursivo para que as relações de sentido lhe sejam sempre favoráveis.
Palavras-chave: Discurso midiático; mascaramento; sentidos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-05

Edição

Seção

Artigos