Formação de professores(as) de inglês: oralidade na educação linguística crítica
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-2243.2022.v26.38107Abstract
Apresentamos, neste artigo, um estudo em torno de uma coleção didática desenvolvida por membros do Grupo de Pesquisa Linguagem e Educação (LED). O material, denominado Cleret[1] (Rotas para Educação Linguística Crítica para Professores de Inglês), elaborado com base no Interacionismo Sociodiscursivo, na Didática das Línguas e na Educação Linguística Crítica, agrupa-se em torno de esferas sociais da atividade humana. Nosso principal objetivo é apresentar uma análise dos oito livros que compõem o material, em termos de oralidade. Para isso, utilizamos como categorias de análise as capacidades de linguagem e capacidades docentes. Como conclusão, apresentamos as referidas Rotas no seu potencial como: i) instrumento de mediação em relação ao processo de ensino-aprendizagem de línguas; ii) instrumento para desenvolvimento de capacidades docentes para formação de profissionais mais críticos e autônomos.
[1] Critical Language Education Routes for English Teachers.