Estratégias de apresentação de opinião em alunos de ensino básico e secundário: a abertura e a introdução

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DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-2243.2022.v26.37925

Resumo

O presente artigo propõe um estudo do texto de opinião oral e visa identificar algumas dimensões ensináveis deste género textual, no quadro do Interacionismo sociodiscursivo. Partindo da análise de um corpus de textos orais produzidos por alunos do 5.º, 7.º e 10.º ano, atentamos, particularmente, nas secções abertura e introdução, considerando ainda as subpartes que as integram, com vista a sinalizar as secções / subpartes consideradas pelos alunos. Pretende-se, deste modo, identificar os movimentos textuais não desenvolvidos e as características daqueles que são apresentados, o que permitirá clarificar os conteúdos que a escola deve trabalhar explicitamente com vista à promoção de abordagens didáticas que contemplem as várias dimensões da oralidade.

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Publicado

2022-09-14

Edição

Seção

Experiências inovadoras de ensino e avaliação do oral na escola