Avaliação e descrição da oralidade narrativa na escola primária: o que as produções dos alunos nos dizem sobre os efeitos das sequências didáticas

Authors

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-2243.2022.v26.37882

Abstract

As dificuldades relacionadas ao ensino da oralidade podem ser parcialmente explicadas pela falta de critérios de avaliação bem definidos (NONNON, 1999, 2006) e pela existência de modelos imprecisos (XXXX, 2020). Com o suporte de um instrumento de avaliação da oralidade narrativa, nós analisamos um corpus de narrativas orais espontâneas realizadas por 32 alunos entre 6 e 10 anos em dois momentos: um, antes da apresentação de uma sequência didática sobre o conto, e um, depois. Análises quantitativas e qualitativas foram efetuadas com o objetivo de descrever as narrativas e de verificar se os critérios utilizados e reunidos em uma tabela atestam variações tanto no nível interindividual quanto no nível de progresso individual, sinais de sua eficácia para o ensino e para a pesquisa. As histórias produzidas após a sequência didática são mais longas e apresentam uma melhor construção narrativa, mas o vocabulário não é mais rico, nem as estruturas gramaticais são mais complexas do que naquelas produzidas antes da sequência didática. Nossas análises qualitativas incluem cruzamentos entre as dimensões narrativas e linguísticas, e sugerem a presença de perfis de contadores de contos. Os resultados permitem elaborar recomendações quanto aos objetivos de aprendizagem e à organização do ensino da oralidade no primário.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rosalie Bourdages

HEP Vaud et UQAM

Assistante diplomée, Unité d’enseignement et de recherche en Didactique du français

rosalie.bourdages@hepl.ch

Endereço profissional: Avenue de Cour 37, Lausanne, 1004, Vaud, Suíça

Endereço residencial: Saint-Roch 1, Lausanne, 1004, Suíça

Tel. : +41 77 440 08 21

Laura Pippus Marques, Université de Lausanne

UNIL

Mestranda em Linguística, Faculté des Lettres

Endereço residencial : Av. de Cour 62, Lausanne, 1007, Vaud, Suíça

Tel. : +41 79 151 82 45

Published

2022-09-14

Issue

Section

Experiências inovadoras de ensino e avaliação do oral na escola