Reflexões sobre o ensino da oralidade na escola: o oral em documentos curriculares, livros didáticos e prática docente
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-2243.2022.v26.37801Abstract
Revisitamos, por meio de pesquisa bibliográfica, 11 obras em que relatamos investigações que abordaram o ensino da oralidade em documentos curriculares, livros didáticos e práticas de ensino. A partir da perspectiva sociointeracionista, foram construídas 4 macrocategorias: Relações entre fala e escrita; Variação linguística; Reflexões sobre as práticas sociais de uso da oralidade; Produção e compreensão de textos orais. Prevaleceram orientações e atividades de conversa/discussão e oralização de texto escrito, sendo insuficiente o tratamento das relações entre fala e escrita, reflexões sobre práticas orais e produção / escuta atenta de gêneros mais formais. No entanto, as professoras que participaram de uma experiência formativa sobre o trabalho com gêneros orais desenvolveram atividades produtivas, contemplando escuta atenta, planejamento e avaliação de situações de produção oral.