O acesso ao ciberespaço por meio da Lousa Digital Interativa e as mudanças nas dinâmicas de sala de aula no ensino de uma língua adicional
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-2243.2017.v21.27977Abstract
Esta pesquisa2 é um estudo de caso de natureza etnográfica que objetivainvestigar como a internet tem influenciado as mudanças em ambientes educacionais, buscando o entendimento de novas abordagens de ensino-aprendizagem de língua, em especial àquelas assistidas por computadores (Computer Assisted Language Learning). Além disso, discutirei os papéis de professor e aprendizes que parecem estar em transição. Toma-se como embasamento teórico a teoria crítica da tecnologia (FEENBERG, 1991), o entendimento de artefatos ou inovações como processos dinâmicos (SIGNORINI, 2007) e a agentividade (WENGER,2010) dos atores de sala de aula. Os resultados apontam que mais do que a Lousa Digital Interativa (LDI), o acesso ao ciberespaço se mostrou relevante nas práticas do professor, que passa a ter maior flexibilidade, e os discentes mais participação no ritmo e caminhos que serão percorridos na LDI durante as aulas.