6) Reflexões sobre a transposição didática da noção de gênero

Autores

  • Marta Cristina da Silva (UFJF)

Resumo

Inglês:  Having as guideline some basic principles of genre theories, this paper aims at discussing their pedagogical implications for the teaching and learning of reading in English as a foreign language. Data were collected in an ethnographic research carried out at a state school in Juiz de Fora, MG, and our current analysis focuses on linguistic, social and cultural aspects of the text presented in one of their “reading exams”. We conclude with a discussion on how genre was explored and consider the possible benefits brought by this theoretical perspective.
Keywords:
Genre theories; Reading; Reading assessment; Foreign language teaching/learning


Tradução: À luz de alguns princípios básicos de teorias de gênero, este trabalho tem por objetivo discutir suas implicações pedagógicas para o ensino-aprendizagem de leitura em língua estrangeira. Coletaram-se os dados numa pesquisa de cunho etnográfico realizada numa escola pública de Juiz de Fora, MG, e a presente análise focaliza aspectos lingüísticos e sócio-culturais do texto apresentado em uma das “provas de leitura”. Na conclusão, discute-se como o gênero foi explorado e consideram-se os possíveis benefícios trazidos por essa perspectiva teórica.
Palavras-chave:
Teorias de gênero; Leitura; Avaliação de leitura; Ensino-aprendizagem de língua estrangeira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-07-13

Edição

Seção

Artigos