4) A teoria fonológica em estudos sobre a aquisição da linguagem

Autores

  • Carmen Lúcia Barreto Matzenauer ( UCPEL/CNPq )

Resumo

Inglês: This study discusses the process of phonological acquisition of BP by children who are native speakers, assuming that the phonological theory provides support for capturing the regularities of phonological grammars which correspond to development stages and gives them substantive and formal substrate-the theoretical basis of the analysis is found Boersma‟s (2007) and Boersma & Hamann‟s (2009) proposals. Results show that the interaction among constraints (in the light of OT), in the comprehension and production modules, accounts for the gaps in the children‟s inventories of consonants and for the processes operating intheir phonology; only the ranking of constraints in the production module is responsible for opaque processes.
K
eywords: phonological acquisition, inventory of consonants; processing and grammar mode.

Tradução:
O presente estudo discute o processo de aquisição fonológica por crianças falantes nativas de PB, partindo do pressuposto de que a teoria fonológica oferece o suporte para captar as regularidades das gramáticas fonológicas correspondentes a estágios de desenvolvimento, dando-lhes substrato substantivo e formal–a base teórica da análise está na proposta de Boersma (2007) e Boersma & Hamann (2009). Os resultados apontam que a interação entre restrições (nos moldes da OT), no módulo da compreensão e no da produção, responde pelas lacunas nos inventários de consoantes das crianças e pelos processos operantes em sua fonologia; por processos opacos, responde apenas o ranking de restrições do módulo da produção.
Palavras-chave:
aquisição fonológica; inventário de consoantes; modelo de processamento e de gramática

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-06-28

Edição

Seção

Artigos