8) A definição do diário como um gênero: entre diário intimo e o diário de aprendizagem

Authors

  • Valdeni da Silva Reis (UFMG)

Abstract

Inglês: The definition of diaries as a genre: between intimate diary and the learning diaryThis paper aims todefine and relate thenotion oflinguistic relevance and normativityin order todiscuss how the learning journaland diary are both constituted as a genre.Therefore,this study focuses onthedistinction betweenlearning journaland diarythrough the analysisof excerpts fromdiaries/journals.Furthermore, this studyproposesa reflection onthe constitutionof the diaryas a genre, exploringthe existenceoffeatures presentin both thewritten learning journaland thediary.The analysis points to the existenceofcertainfeatures,historicallydefined,that work toward themaintenance or updatingofa genre.
Keywords: Genre; learning journal/diary; pertinence; normativity;regularity.

Tradução:
O presente trabalho objetiva definir e relacionar a noção de pertinência e normatividade linguística no intuito de discutir como o diário de aprendizagem é constituído como um gênero. Para tanto, há um foco na distinção entre diário íntimo e diário de aprendizagem por meio da análise de excertos de diários. Desse modo,o presente estudo propõe a reflexão acerca da constituição do diário como gênero,explorando a existência de características presentes na escrita tanto do diário de aprendizagem quanto no diário íntimo. A análise aponta a existência de determinados traços, historicamente delimitados, que caminham na direção da manutenção e/ou atualização de um gênero.
Palavras-chave: Gênero; diário; pertinência; normatividade; regularidade

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2016-06-27

Issue

Section

Artigos