11) O code-switching na perspectiva da intercompreensão: Interações em chat plurilíngue no projeto Galanet

Autores

  • Ana Paula Deslandes de Almeida Moutinho (PUC-Rio)
  • Maria das Graças Dias Pereira (PUC-Rio)

Resumo

Inglês: O code-switching in the perspective of intercomprehension: plurilingual chat interactions on the Galanet project
This study analyses the importance of code-switching for intercomprehension, a language teaching/learning approach in which the learners communicate mainly in their native language. The examination of interactions between participants of the Galanet online platform, a Romance languages intercomprehension project, is carried out to examine how code-switching appears in the project and how it can contribute to the linguistic and cultural exchange. The results show that, in this context, code-switching meets sociopragmatic and pedagogical functions related to different dimensions of the teaching/learning process, assisting the construction of a plurilingual competence.
Key-words: intercomprehension; code-switching; plurilingualism; language learning; plurilingual chat conversation.

Tradução:
O estudo analisa a importância do code-switching para a intercompreensão, modalidade de ensino/aprendizagem de línguas na qual os aprendizes se comunicam prioritariamente na língua materna. Foram examinados dados de interação entre participantes na plataforma online do Galanet, projeto de intercompreensão de línguas românicas, para observar como o fenômeno se manifesta neste contexto, como pode contribuir para a troca linguística/cultural e para a aprendizagem. Os resultados mostram que, nesse contexto, a alternância cumpre funções sócio-pragmáticas e pedagógicas relacionadas a diferentes dimensões do processo de ensino-aprendizagem, auxiliando na construção da competência plurilingue.
Palavras-chave:
intercompreensão; code-switching; plurilinguismo; aprendizagem de línguas; chat plurilíngue.
Introdução.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-06-14

Edição

Seção

Artigo: Repercussões contemporâneas