Implicações de abordagens críticas de ensino de inglês na (trans)formação pessoal do professor
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-2243.2023.v27.41516Palavras-chave:
educação, língua inglesa, abordagens críticas, transformaçãoResumo
O presente artigo apresenta dados oriundos de uma pesquisa bibliográfica realizada em 2022, cujo objetivo foi compreender como abordagens críticas no ensino de língua inglesa podem refletir na (trans)formação pessoal do professor. Para tanto, foram analisadas diferentes percepções que docentes construíram sobre si mesmos na ocasião da aplicação do ensino de inglês, por meio de abordagem crítica, para o desenvolvimento de seus trabalhos de mestrado ou doutorado. O levantamento dos dados foi obtido na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e contemplou 266 resultados sob os descritores “inglês”, “ensino”, “crítico” e “língua”, “ensino” e “crítico” nos campos de título e assunto. Desse levantamento, após leituras “seletiva” e “analítica” (Gil, 2010), chegou-se a sete trabalhos que de fato correspondiam aos interesses da pesquisa. Os resultados apontam como práticas relevantes de ensino de inglês podem promover (trans)formação social e conscientização crítica não apenas nos sujeitos pesquisados, mas também no pesquisador-professor crítico.
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