Português para estrangeiros e interculturalidade: olhares para si e para o outro como processo de ressignificação cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-2243.2021.v25.35735

Resumo

Este artigo objetiva analisar a interculturalidade nas aulas de Português para Estrangeiros. O estudo foi desenvolvido em um grupo multinível e multilíngue de um curso de extensão da UFMT. Teve como aporte teórico autores como Xavier Albó (2005), Bhabha (1998), Carmo (2016), entre outros. Metodologicamente, fez-se um recorte de uma das aulas, extraindo-se excertos de atividades que envolveram questões culturais nas quais os alunos se perceberem no mundo e ao mesmo tempo perceber o outro. Foram selecionados trechos em que se pode observar reflexões sobre interação, interculturalidade e identidade. Em síntese, percebeu-se que a interculturalidade demanda um jogo interacional do professor e do aprendiz e que questões sensíveis precisam ser trazidas à tona para evitar a formação de preconceitos linguísticos.

 

Palavras-chave: Interculturalidade. Identidade. Ensino de Línguas. PLE.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jucelina Ferreira de Campos, PPGEL UFMT

Professora da Educação Básica da rede estadual de ensino. Faz parte do grupo de estudos LEIA- Doutoranda em Estudos Linguísticos no Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem- PPGEL- MT. jucelinaferreira@gmail.com

Flávia Girardo Botelho Borges, UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005) e doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Coordenadora de Línguas Aplicadas à Internacionalização (UFMT), professora do Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem (UFMT) e líder do Grupo de Pesquisa em Linguagem, Ensino, Interação e Aprendizagem (LEIA). É coordenadora pedagógica e professora dos cursos de Português para Estrangeiros e do exame CELPE-BRAS da UFMT. Também participa como coordenadora da área de Português para Estrangeiros da Rede Andifes-IsF. Tem experiência na área de Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Português como língua estrangeira/segunda/adicional; Formação de Professores de Português como língua estrangeira/adicional, Letramentos, Didática do ensino-aprendizagem de línguas. 

Downloads

Publicado

2022-03-30