O Modelo Didático do Gênero Cartoon: Uma Ferramenta para o Ensino da Leitura e da Produção Textual A
DOI:
https://doi.org/10.34019/1982-2243.2017.v21.28188Resumo
Este artigo apresenta as características do gênero textual cartoon e a adaptação dessas características para fins
didáticos, mais especificamente, a elaboração de um modelo didático desse gênero. Nosso estudo baseia-se na
perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). A metodologia que utilizamos para a análise dos cartoons e
para a elaboração do modelo didático integra os estudos do ISD, sobretudo, o seu modelo de análise que apresenta
características associadas à situação de comunicação, aspectos organizacionais (plano global, tipo de discurso e de
sequências), parâmetros linguístico-discursivos (mecanismos de coesão, coerência, marcadores enunciativos) e
aspectos semânticos dos textos.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2019-09-16
Edição
Seção
Seção2–ISD e noção de gênero: modelos didáticos,análise de gêneros e relações