O Modelo Didático do Gênero Cartoon: Uma Ferramenta para o Ensino da Leitura e da Produção Textual A

Autores

  • Audria Leal
  • Carla Messias Ribeiro da Silva-Hardmeyer

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-2243.2017.v21.28188

Resumo

Este artigo apresenta as características do gênero textual cartoon e a adaptação dessas características para fins
didáticos, mais especificamente, a elaboração de um modelo didático desse gênero. Nosso estudo baseia-se na
perspectiva do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD). A metodologia que utilizamos para a análise dos cartoons e
para a elaboração do modelo didático integra os estudos do ISD, sobretudo, o seu modelo de análise que apresenta
características associadas à situação de comunicação, aspectos organizacionais (plano global, tipo de discurso e de
sequências), parâmetros linguístico-discursivos (mecanismos de coesão, coerência, marcadores enunciativos) e
aspectos semânticos dos textos.

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Publicado

2019-09-16

Edição

Seção

Seção2–ISD e noção de gênero: modelos didáticos,análise de gêneros e relações