O ensino de recursos linguísticos em sua relação com gêneros textuais

análise das capacidades linguístico-discursivas em material didático do PDE/PR

Autores

  • Jacqueline Costa Sanches Vignoli
  • Iara Bemquerer Costa

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-2243.2017.v21.28019

Resumo

Esta pesquisa é filiada à Linguística Textual e seu objetivo é o de realizar a análise de um material didático proveniente do Programa de Desenvolvimento da Educação PDE/PR, programa de formação continuada estabelecido entre os níveis Básico e Superior de ensino, a partir da noção de Capacidade linguístico-discursiva, uma das três Capacidades de linguagem postuladas pela vertente didática do ISD. Concluímos que, apesar de encontrarmos certa nomenclatura proveniente do ISD, as atividades propostas por meio de questionários, ainda não realizam o ensino dos aspectos linguísticos e textuais em sua relação com o gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-09-13

Edição

Seção

Seção 4 – ISD e ensino: documentos norteadores, recursos e propostas didáticas