Conhece-te a ti mesmo

o gênero autobiografia como recurso para desenvolver capacidades de linguagem, um estudo de caso

Autores

  • Helanya Santana Carneiro
  • Patrício Nunes Barreiros

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-2243.2017.v21.28017

Resumo

Esse artigo apresenta os resultados de uma intervenção pedagógica, através de uma Sequência Didática com o gênero autobiografia. A intervenção foi pautada nos pressupostos do Interacionismo Sociodiscursivo e da Linguística Textual e teve como público-alvo uma turma do 9º ano de uma escola pública de Feira de Santana-BA. Objetivou-se investigar as capacidades e dificuldades de linguagem dos alunos e, a partir daí, mediar a produção de textos, dando ênfase aos mecanismos de textualização conexão, coesão verbal e coesão nominal do gênero em foco. Após o planejamento e execução da intervenção, observou-se que os alunos ampliaram suas capacidades de linguagem e produziram um livro com suas autobiografias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-09-13

Edição

Seção

Seção 4 – ISD e ensino: documentos norteadores, recursos e propostas didáticas