A escrita do relatório científico na escola básica

o que dizem os professores?

Autores

  • Ariane Alhadas Cordeiro
  • Tânia Guedes Magalhães

DOI:

https://doi.org/10.34019/1982-2243.2017.v21.28011

Resumo

Este trabalho apresenta resultado de pesquisa que buscou analisar o ponto de vista de professores sobre a escrita do relatório científico, devido à relevância do gênero no contexto pesquisado. Adotamos como aporte teórico o Interacionismo Sociodiscursivo, bem como preceitos do Letramento Científico, nos quais a aprendizagem da escrita é uma importante forma de socialização dos alunos. A partir de entrevistas, os dados revelam que, embora haja um contexto profícuo para circulação do gênero, há dificuldades dos alunos com a linguagem científica, ausência de um trabalho interdisciplinar e, embora o gênero seja solicitado, ele não é ensinado sistematicamente. Isso reforça a necessidade de enfocar, na aprendizagem da escrita, a prática social como prioritária.

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Publicado

2019-09-13

Edição

Seção

Seção 3 – ISD e formação docente: trabalho, concepções e representações