O gênero “Reportagem de Divulgação Científica” e seus subgêneros

  • Eliana Merlin Deganutti de Barros
  • Valéria de Fátima Roncon Maia

Resumo

Este artigo ancora-se nos estudos do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), tendo como aportes estudos que tomam a língua por um viés interacionista, além de outros que dão suporte à descrição do gênero “reportagem de divulgação científica”. O objetivo é apresentar um modelo teórico do gênero em análise, introduzindo dois subgêneros: reportagem de pesquisa e reportagem de temas/fatos científicos. A modelização tem como corpustextual onze reportagens publicadas pelas revistas Galileu, Veja, Super Interessante e pelo Jornal Folha de Londrina. Espera-se, assim, dar suporte à elaboração de materiais didáticos que tomem o gênero como objeto/instrumento de ensino da língua.

Publicado
2019-09-13
Seção
Seção2–ISD e noção de gênero: modelos didáticos,análise de gêneros e relações