6) Um estudo comparativo dos impactos da hipermídia no ensino - aprendizagem implícito de voc abulário de alunos em nível elementar e intermediário de proficiência em inglês
Resumo
Inglês: The impacts of the hypermedia gloss in the teaching and learning of implicit vocabulary of students in elementary and intermediate level of proficiency in EnglishThis study aims to comparatively investigate to what extent the hypermedia gloss favors the implicit teaching and learning of implicit vocabulary of students in elementary and intermediate level of English and which annotations contribute to the learning of these students. The work is based on the assumptions of the Cognitive Theory of the Multimedia Learning by Mayer (1997; 2001), The Integrated effects of multimedia on Learning by Hede (2002) and the Connectionism Approach (ZIMMER, 2008). The results show that the use of hypermedia gloss can contribute to vocabulary learning of elementary and intermediate level students. However, in comparison, the intermediate level students seem to benefit more from the use of the hypermedia gloss.
Key-words: vocabulary; hypermedia gloss; linguist proficiency.
Tradução: Este estudo objetiva investigar comparativamente em que medida o glossário hi permídia favorece o ensino-aprendizagem implícito de vocabulário de alunos de nível elementar e intermediário de inglês e quais anotações contribuem para o aprendizado desses alunos. O estudo fundamenta-se nos pressupostos da Teoria Cognitiva do Aprendizado Multimídia de Mayer (1997; 2001), no Modelo Integrado dos Efeitos Multimídia no Aprendizado de Hede (2002) e na Abordagem Conexionista (ZIMMER, 2008). Os resultados indicam que o uso do glossário hipermídia contribuiu positivamente para o aprendizado de vocabulário no nível elementar e intermediário. Entretanto, na condição comparativa, o grupo elementar parece se beneficiar mais da hipermídia.
Palavras-chave: vocabulário; glossário hipermídia; proficiência linguística.
Downloads
Não há dados estatísticos.