9) Influência de habilidades de processamento fonológico na aprendizagem de narrativa escrita por crianças no 2º e no 3º ano do Ensino Fundamental

Autores

  • Fernanda Mesquita (UFRJ)
  • Jane Correa (UFRJ)
  • Renata Mousinho (UFRJ)

Resumo

Inglês: Objecting to investigate the influence of the abilities of phonological processing in the development of narrative writing, comparing the narrative structure of this in writing with the skills of phonological processing, reading and writing in the same group of children in the 3rd and 2nd year of the EF. We also aim to investigate if any skill was predictive of the complex narrative. We observed that the increased sophistication of phonological, especially as regards the level of consciousness of the word associated with the development of phonemic level is relevant to the increased complexity narrative.
Keywords: narrative writing, phonological processing skills, development, phonological deficit, early intervention.

Tradução:
Com objetivo de investigar a influência das habilidades de processamento fonológico no desenvolvimento da narrativa escrita, comparamos a estrutura narrativa presente na escrita de histórias com as habilidades de processamento fonológico, de leitura e de escrita apresentadas por um mesmo grupo de crianças no 3º e no 2º ano do E.F. Procuramos ainda investigar se alguma habilidade era preditora do desenvolvimento da complexidade narrativa. Observamos que a maior sofisticação das habilidades fonológicas, principalmente no que se refere ao nível da consciência da palavra associado ao desenvolvimento do nível fonêmico, é relevante para o aumento da complexidade narrativa.
Palavras-chave:
narrativa escrita; habilidades de processamento fonológico; desenvolvimento; déficitfonológico; intervenção precoce.

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Publicado

2016-06-29

Edição

Seção

Artigos