9) O potencial retórico da avaliatividade em resenhas não acadêmicas

  • Socorro Cláudia Tavares de Sousa (UFPB)
  • Maria Elias Soares (UFC)

Resumo

Inglês: The rhetorical potential of evaluability in non academic book reviews
This study aims to investigate the appraisal patterning which instantiate itself in non-academic book review, playing the rhetorical effects of appraisal resources selected by reviewers. To accomplish this goal we use a theoretical framework of System Functional Linguistics area that is the system of Appraisal. We selected a corpus of 94 (ninety four) book reviews published in Brazilian newspapers and magazines and performed qualitative analyses. The results indicated that the reviewers in the journalistic community use more the recourse of App reciation and do more positive evaluationthan negative.
Key-word: Review; journalistic community; appraisal.

Tradução: O presente trabalho tem como objetivo investigar os padrões de avaliação que se materializam em resenhas não acadêmicas de livros, interpretando o potencial retórico dos recursos avaliativos selecionados pelos resenhistas. Para a realização deste objetivo, utilizamos um referencial teórico da área de Linguística Sistêmico-Funcional que é o sistema de Avaliatividade. Selecionamos um corpus de 94 (noventa e quatro) resenhas publicadas em jornais e revistas brasileiras e realizamos uma análise de natureza qualitativa. Os resultados obtidos indicaram que os resenhistas na comunidade jornalística utilizam mais a variável Apreciação e realizam uma valoração mais positiva que negativa.
Palavras-chave: Resenha; comunidade jornalística; valoração.
Publicado
2016-06-27
Edição
Seção
Artigos