A importância dos mitos para o(s) estudo(s) da(s) religião(ões) e sua relevância no componente curricular de Ensino Religioso (ER)

Autores/as

  • Ernani Francisco dos Santos Neto UFJF

DOI:

https://doi.org/10.34019/2237-6151.2025.v22.48592

Palabras clave:

Religião, Ensino religioso, Mito

Resumen

O presente artigo tem como objetivo refletir sobre a importância dos mitos para o estudo das religiões, abordando também sua relevância no componente curricular de Ensino Religioso, presente nos níveis I e II do Ensino Fundamental em instituições públicas e privadas de ensino no Brasil. Partindo de memórias pessoais sobre os mitos de fundação de sua cidade natal, o autor explora diferentes concepções acerca dos mitos e apresenta um breve panorama sobre a implementação e os desafios do Ensino Religioso no contexto brasileiro, destacando a relevância do conhecimento mítico nesse componente curricular. A análise revela que, no estudo das religiões, os mitos desempenham um papel fundamental. No Ensino Religioso, eles constituem ferramentas valiosas para a compreensão das diversas tradições religiosas, ampliando o acesso a diferentes culturas e concepções de mundo. Por meio de uma abordagem lúdica e imagética, os mitos permitem a experimentação de realidades desconhecidas, contribuindo para a aceitação do outro e para a promoção do diálogo intercultural e inter-religioso.

 

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Biografía del autor/a

Ernani Francisco dos Santos Neto, UFJF

Doctorado en Ciencias de la Religión por la Universidad Federal de Juiz de Fora - UFJF. Maestría en Ciencias Religiosas por la Universidad Federal de Juiz de Fora - UFJF. curso de posgrado Latu Senso en Religiones y Religiosidades Afrobrasileñas - UFJF; Especialización en Ciencias de la Religión; Licenciada en Sociología Centro Universitario Leonardo da Vinci; Licenciada en Psicología por la Facultad Machado Sobrinho - FMS; Graduada en Ciencias de la Religión - UFJF; Profesor de Sociología de la Red de Educación del Estado de Minas Gerais; Psicóloga - Colaboradora de la Institución Pousada Maria Veiga - Residencial Geriátrico. Ejercicio profesional con énfasis en Psicología, Psicoanálisis, Envejecimiento, Religión, Salud, Sociología y Educación; Educación de Relaciones Ético-raciales, Historia, Cultura y Religiones Afrobrasileñas.

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Publicado

2025-09-07 — Actualizado el 2025-09-08

Cómo citar

FRANCISCO DOS SANTOS NETO, E. . A importância dos mitos para o(s) estudo(s) da(s) religião(ões) e sua relevância no componente curricular de Ensino Religioso (ER). Sacrilegens , [S. l.], v. 22, n. 2, p. 65–86, 2025. DOI: 10.34019/2237-6151.2025.v22.48592. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/sacrilegens/article/view/48592. Acesso em: 5 dic. 2025.

Número

Sección

Temática Livre